}

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Organizando o Closet...

Ganhei um curso de organização de closets e lá fui eu. Quando acabou não via a hora de chegar em casa e colocar em prática (minha mãe, irmã e amigas que moraram comigo não vão acreditar nisso!), mas acreditem eu curti esse negócio e deixei tudo nos trinques!!! 

Agora darei aqui algumas dicas, porque depois que me transformei em uma verdadeira dona de casa, organizada, percebi como é bom ter tudo nas mãos na hora que necessita! A vida muda quando há organização....

Primeiro de tudo precisamos saber que organizar é diferente de arrumar. Arrumar é dispor as peças no lugar, porém isso nem sempre torna se funcional. Já na organização, a praticidade é o ponto chave. Cada peça deve ter seu lugar específico, de forma que qualquer pessoa localize com facilidade e que os espaços sejam bem aproveitados. Na maioria dos casos a falta de organização – e não a falta de espaço. Uma boa organização além de tudo ajuda a conservar as roupas por mais tempo, evitando que amassem ou estraguem no contato com outras peças.

Cada tipo de roupa tem um lugar adequado para ser guardada. Se você ainda vai mandar fazer seu armário/closet, procure fazê-lo o mais personalizado possível. Pense nas peças que você tem e na melhor forma de guardá-las. Um armário / closet básico deve conter cabideiros, prateleiras, gavetas e sapateiras. Veja se você tem mais roupas de pendurar ou de dobrar, se tem muitos vestidos longos, muitos acessórios, isso vai direcionar o seu projeto.

Espaços para homens devem considerar a quantidade de ternos e camisas sociais para dimensionar os cabideiros, além dos espaços para gravatas e cintos. Para as mulheres, são muito importantes os compartimentos para bolsas, sapateiras maiores (inclusive com espaço para as botas), cabideiro para vestidos longos e gavetas menores para jóias, bijus, maquiagem, etc.

Colocar as peças em ordem de cor e uso é a melhor forma de manter organização e facilitar sua localização dentro do armário, porque diminui a poluição visual. Por isso, na hora de guardar as peças, seja em cabides, gavetas ou prateleiras, separe-as nas seguintes ordens:
1. Das cores claras para as cores escuras
2. Das peças de tecido fino para as de tecido encorpado
3. Das peças sociais para as esportivas
4. Peças curtas, médias e longas

Cabides:

Pinned Image


Camisas, calças, saias, casacos, ternos e blasers devem ser pendurados em cabides específicos para cada tipo.
Os cabides devem ser, de preferência, idênticos tanto em tamanho como na cor. Assim, as roupas ficam na mesma altura e isso colabora para um visual mais agradável, facilitando na hora de localizar cada peça. Caso não seja possível padronizar todos os cabides, tente utilizar essa regra pelo menos nas mesmas seções ou grupos de peças.
A forma certa de posicionar as roupas é de frente para a entrada do closet e os cabides devem ficar sempre virados para o fundo do armário, facilitando a retirada. Dessa forma, os giratórios são uma boa opção. No caso das calças, coloque as pernas para fora e os ganhos para o fundo do armário.
Para facilitar a visualização e evitar que as roupas amassem, pendure apenas uma peça por cabide. Somente se o espaço não permitir, agrupe no máximo 3 peças de tecido fino, dando preferência a peças de tamanho e modelo semelhantes para evitar a desarmonia visual.
A melhor maneira de pendurar calças e blusinhas finas femininas é em cabides infantis, como o tamanho é exato, isso evita que as peças escorreguem. Prefira os cabides com ganchinhos, que servem para comportar aquelas alcinhas auxiliares que algumas marcas de roupa costumam colocar. Para as saias, utilize os de clips, de preferência os de silicone, para não marcarem as roupas.
Roupas maiores ou com decotes devem contar com o auxílio de feltros ou silicones nas ombreiras dos cabides, para evitar que elas deslizem.
Para evitar que as roupas amassem, deixe no mínimo um dedo de distância entre os cabides.
Existem cabides específicos para cintos e gravatas. É a melhor forma de guardá-los, pois não amassam e ocupam menos espaço.

Gavetas:
Gavetas são compartimentos perfeitos para peças pequenas, como roupas íntimas, meias, roupas de ginástica, etc. Separe uma gaveta para cada uma dessas categorias.
Para manter as gavetas organizadas as divisórias tipo colméias são muito úteis. E quanto maiores, mais peças podem ser guardadas.
Cuecas e calcinhas devem ser dobradas como envelope e guardadas em fileiras organizadas por cor, tipo de uso ou material. As calcinhas também podem ser guardadas dentro do sutiã do conjunto. Por falar em sutiãs, os com bojo devem ser guardados abertos e encaixados uns nos outros. Roupas de banho seguem o mesmo princípio.
Não enrole uma meia dentro da outra. Para que não estraguem, apenas dobre os pares juntos.
Deixe uma gaveta apenas para as roupas de ginástica e separe-as por tipos (tops, shorts, bermudas, leggings, etc) e por cor. Uma outra opção é agrupar por conjuntos dobrando o top dentro da legging.
Também separe uma gaveta para pijamas e camisolas. As mais finas, que não mantêm a dobra, podem ser penduradas nos cabides infantis.       

 Prateleiras:
Pinned Image

São os espaços mais versáteis e servem para guardar camisetas, moletons, malhas, lãs, além de bolsas e sapatos. Nelas também podem ficar as caixas, que guardam lenços, bolsas pequenas, acessórios, etc.
Camisetas e casacos devem ser dobrados e empilhados nas prateleiras. Apenas tecidos que não amassam podem ser guardados em forma de rolinhos. Dobre todas as peças do mesmo tamanho. Se necessário use uma pasta ou revista como gabarito. E deixe sempre algum detalhe da peça para cima, facilitando sua identificação.
O ideal é manter pelo menos 2 dedos de distâncias entre as pilhas para que elas não se misturem. Também evite pilhas muito altas.
A altura ideal entre as prateleiras para roupas é de 25 cm. Quando as prateleiras forem muito espaçadas, coloque uma intermediária. Se for o caso, use um aramado.

Bolsas:
Pinned Image

Guarde-as em prateleiras ou nichos organize-as por estilo, tamanho e cor. Carteiras e bolsas menores também podem ser colocadas em caixas ventiladas. Para conservar o couro sem dobras, é aconselhável mantê-las cheias com papel de seda.
Caso não tenha prateleiras o suficiente para elas, guarde-as em gavetões ou em baús. Se tiver uma parede sobrando, coloque as menores penduradas em ganchinhos.
Se preferir guardar as bolsas em saquinhos, opte pelos de TNT, que mantém a ventilação.

Sapatos: 

Pinned Image

Organize os sapatos de acordo com a cor e o uso. 
Em sapateiras cuja profundidade só abriga um sapato ou nas corrediças, guarde-os com o bico pra frente, mas se tiver pouco espaço, otimize-o colocando um pé de frente e o outro pra trás, encaixando-os. 
Em sapateiras profundas e sem corrediça, coloque cada sapato em frente ao seu par. Isso facilita a visualização de todos os sapatos que você tem, não correndo risco de deixar um par esquecido no fundo do armário. Nunca coloque um sapato em cima do outro, para não estragá-los C
Caso prefira guardá-los em caixas, opte pelas que possuem visor ou coloque uma etiqueta, para que possa identificá-lo rapidamente. Já os saquinhos devem ser de TNT e com visor, para permitir a visualização e a respiração

Dicas:

Pinned Image

Aproveite a arrumação pra descartar peças antigas e encaminhar roupas com defeitos para a costureira.
Organize seu guarda-roupa por estação do ano. Deixe as peças de uso mais frequente nos espaços mais acessíveis e, se tiver pouco espaço, guarde a roupa que está fora da estação em caixas, malas ou baús, e faça sempre um rodízio.
Antes de guardar a roupa ou o sapato após o uso, deixe-os tomar um ar. Isto evita futuras manchas amareladas ou mofo.
Peças menos usadas, como ternos ou vestidos de festa podem ser guardados em capas, mas opte pelas de TNT que permitem a ventilação. Nada de deixá-los nos sacos da lavandeira, que ocupam espaço e não deixam a roupa respirar.
Um bom espelho é essencial, tente colocá-lo num lugar que você tenha distância o suficiente para se enxergar de corpo inteiro.
Se o espaço permitir, coloque um banco ou um pufe para se sentar na hora de calçar os sapatos.
Deixe uma escada desmontável à mão para alcançar as prateleiras mais altas.
Sempre que retirar uma peça do cabide separe-o em um dos cantos do armário, para que não fique perdido entre as roupas.

10 comentários:

  1. Ah eu tento e consigo ser bem organizada no meu pequeno closet.rsrsrs
    Bjos
    Aline

    comprasdemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicaas de organização, mas infelizmente não tenho um closet :/ Tenho que me organizar no guarda-roupa mesmo! HUEAU.
    Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi, May,

      Adorei o post e fiquei feliz de saber que já conhecia algumas das dicas, às quais cheguei por experiência, como a de utilizar cabides de crianças para certas peças, rsrs.

      Beijoca e boa tarde.

      Excluir
  4. massa as dicas em acho que vou tentar por algunas coisatas em pratica o negocio e paciência né.

    otima quarta-feira

    www.oquelatem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas!! Vou tentar colocar em prática também! rsrs

    hppt://missskirt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica, mas vou lear pra casa né....Pra ler com calma..beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei todas as dicas. Parabéns pelo curso.
    Eu amo amo mesmo arrumar e organizar meu closet. Também aprendi a ser uma ótima dona de casa com prazer.

    Beijosss
    Silvia
    http://treinoebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Mayana, muito bom esse post, cheio de dicas legais!...

    ResponderExcluir

Adoro quando você me responde...Fico Felizinha demais !!!