}

terça-feira, 8 de maio de 2012

Aprendendo e desaprendendo...


Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó. Hebreus 11:24

Moisés, o escolhido de Deus para tirar Seu povo do domínio egípcio, tinha muito a aprender e muito a desaprender antes de estar pronto para a tarefa. Encontrado no rio Nilo pela filha do faraó, ele cresceu na corte real. Aprendeu a ciência da época e foi treinado para lutar. Aparentemente possuía todas as características necessárias para um grande rei do Egito. Mas a mesma preparação que o qualificou a liderar o Egito desqualificou-o para liderar Israel.

Certo dia, Moisés tomou uma decisão crucial: participaria da sorte do povo de Deus. Moisés escolheu um bando de escravos em vez do trono do Egito. Seria seu líder. Uma decisão nobre, de tirar o fôlego, mas Moisés tinha muito a aprender e muito a desaprender. Ao testemunhar um egípcio maltratando um israelita, resolveu o caso com as próprias mãos. Assassinou o egípcio e enterrou o corpo na areia. Logo todos ficaram sabendo do ocorrido e Moisés foi obrigado a fugir da ira do faraó.

Ele fugiu para Midiã. Estava com 40 anos e sua vida havia desmoronado completamente. Uniu-se a Jetro e se tornou pastor de ovelhas. Desistiu do plano de liderar os israelitas até a Terra Prometida. Sua vida era um verdadeiro fracasso. Mas Deus tinha outros planos. Na solidão do deserto, Moisés aprenderia novas lições: confiar em Deus; viver de maneira simples; negar o próprio eu; manter a calma a despeito das circunstâncias.

Além disso, “Moisés estivera a aprender muito que tinha de desaprender. As influências que o haviam cercado no Egito [...] tudo deixara profundas impressões em sua mente em desenvolvimento, e modelara, até certo ponto, seus hábitos e caráter. O tempo, a mudança de ambiente e a comunhão com Deus podiam remover estas impressões” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 248).

Ninguém é igual a ninguém. Deus trabalha conosco individualmente ao buscar preparar-nos para realizar as tarefas que Ele tem para nós. Isso significa aprender, como também desaprender. Entregue se à Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você me responde...Fico Felizinha demais !!!