}

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reconciliação e perdão...

Em seu livro A Arte de Perdoar (p. 27), Lewis Smedes apresenta a diferença entre perdão e reconciliação: “É necessário uma pessoa para perdoar. São necessárias duas para a reconciliação. O perdão acontece na pessoa que foi ferida. A reconciliação acontece no relacionamento entre as pessoas. Podemos perdoar alguém mesmo que ele nunca diga ‘sinto muito’. Não podemos nos reconciliar verdadeiramente, a menos que a pessoa sinta pelo que fez.”

O ideal é que o perdão leve à reconciliação, e como o próprio nome sugere, que retorne a harmonia que havia antes. Podemos dizer que a reconciliação é o perdão trabalhado dos dois lados. Ela se faz necessária quando a paz foi quebrada e uma semente de hostilidade foi plantada.

Mesmo que você seja a parte inocente, procure o ofensor. Não deixe a adrenalina subir. Não permita que a imaginação fique a ensaiar frases, imaginando como “dar o troco”. Isso levará a uma progressão de raiva, tornando difícil o entendimento e a reconciliação. É preciso nos prevenir para que pequenas ofensas não nos atrapalhem e cresçam, à medida que o tempo passa.


Para que a reconciliação aconteça, é necessário que a confiança seja reconstruída. Tenho que abrir meu coração e me tornar acessível para a pessoa com quem desejo me reconciliar, mesmo que ela não peça perdão. 

O perdão precisa estar presente antes que o ofensor se aproxime. Ao perdoar, removemos obstáculos; derrubamos o muro que nos separava.

Temos duas escolhas: perdoar ou abrigar amargura no coração. “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Ef 4:32).


2 comentários:

  1. Seu blog é muito lindo, fuçei nele hoje a tarde toda... e pude ver o quanto você tem bom gosto, sensibilidade, mas o mais importante: é cristâ e mostra isso! Deus abençoe você. Sou a Marcia, tenho 48 anos, sou de SP e conheci você através do Achados. Será que vou receber sempre seus posts pelo email? Já te sigo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, tudo bom ??? Tudo nessa vida só tem valor se tivermos Deus em primeiro lugar e por isso Ele sempre me acompanha ...

    Querida, ajude me porque nào sei como funciona isso de receber os posts por email, se der quero com certeza que você receba. De qualquer forma passe sempre por aqui, porque todos os dias de segunda a sexta tem vários posts...

    beijinhus, bom final de semana e fique com Deus...

    ResponderExcluir

Adoro quando você me responde...Fico Felizinha demais !!!